sexta-feira, 18 de março de 2011

Pernil Assado com Batatas Gratinadas

Olá pessoas!

Fim de semana chegando, e eu de regime...estou quase entrando em uma overdose de doces...ficando louca, pensando no que irei fazer, pois acho que só invento coisas calóricas...

Essa semana li um receita de sorvete de leite condesado que parece super super e fiquei louca pra fazer acompanhado com uma cobertura de cocholate meio amargo, mas cadê a coragem, quando vejo o marido me olhar daquele jeito! rsrs

Hoje para sair da onda dos doces, como eu disse no post anterior, fiz vários quitutes no carvanal, mas ainda não tive tempo de postar =/
Essa receita de pernil assado é maravilhosa...eu simplesmente amo, e foi mamis que me ensinou...já a batata, bom, meio que eu "inventei", não que a receita seja exclusivamente minha...longe de mim, mas foi num momento preguiça total! rsrs

Já tinha feito essa comidinha várias vezes mas queria dar uma variada, então me "joguei" para tentar fazer um molho barbecue ^^

Vamos ver como ficou?!


Para fazer o pernil usei um pedaço de aproximadamente 800gramas, daqueles que vem praticamente sem osso, sabe qual é? Eu sempre compro no Prezunic, e não me pergunte a marca, pois sem chances de eu lembrar...
Tempero o pernil um dia antes com alho, limão, pimenta e sal, e deixo marinando.
No dia seguinte, asso na panela mesmo...demora mais, mas acho que fica muito mais gostoso. Deixo um pouco de agua fervendo na leiteira para ir regando enquanto ele vai dourando e assando.

Enquanto ele assa, vou preparando a batata gratinada, da qual eu descasco as batatas e corto em rodelas, e cozinho apenas na agua e sal ao ponto (all dente). Em uma travessa untada com margarina, distribuio as batatas, coloco o catupiry, bacon cortado em tirinhas e já fritos (faço no microondas), e por cima coloco um molho branco ou quatro queijos, e polvilho parmesão ralado em cima. Daí é so levar para o forno pré aquecido, e deixar gratinar...eu normalmente deixo de 10 a 15 min a 200º.

Já o molho barbecue, anota aí:
1 cebola ralada
5 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou mel
2 colheres de sopa de vinagre branco (usei o de maçã)
2 colheres de sopa de mostarda
2 colheres de sopa de catchup
4 colheres de sopa de molho shoyo
1 pitada de pimenta (eu não usei)

Em uma panelinha em fogo baixo, refogue a cebola com o azeite. Quando começar a ficar transparente, vá acrescentando os outros igredientes sempre mexendo. Pode ser que você use um pouco mais ou menos do que coloquei acima, então vá esperimentando. Foi a primeira vez que fiz, mas modestia parte, ficou mara!

Bjocas a todos e bom final de semana!

2 comentários:

Dri Dauzacker disse...

Oi Tati, vim agradecer a visitinha, volte sempre pra um cafezim...
Menina, que espetáculo esse pernil!!!
Vamos trocar muitas figurinhas...
Adorei seu blog.
Bjim

Ana Rita Marreiros disse...

Oi Tati,
Estou a retribuir a visitinha no meu cantinho.Obrigada!!!
Esse pernil deve ser uma delicia!!!É coisa que tou farta de fazer mas ainda não achei a minha receita ideal.Vou continuar á procura!!!
Agora esse molho me deixou curiosa...Hei de experimentar para colocar nas costelinhas ou entrecosto como chamamos em Portugal.


Bjokas
Rita